segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Abílio Pedro sofre empate nos acréscimos


*** Por Edmar Ferreira

A "bola pune". Esta famosa frase do técnico Muricy Ramalho ficou muita conhecida e geralmente é usada por cronistas esportivos. Achei no direito de usá-la, pois foi o que realmente aconteceu ontem no Estádio Comendador Agostinho Prada, pela última rodada da fase de classificação da Copa Gazeta Ouro.

O Abílio Pedro vencia o Rio Negro por 1 a 0 e perdeu inúmeras chances de gols no segundo tempo, muitas até pelo excesso de preciosismo. Até que aos 47 minutos do 2º tempo, sofreu o empate e agora sua vaga será decidida através de sorteio com o Tanquinho.

Em razão dos incidentes causados em Tanquinho na rodada anterior, o duelo foi realizado com portões fechados. Os dois times sabiam que apenas a vitória interessava, uma vez que dificilmente o Tanquinho venceria o embalado Centro Rural, no CT Pinóquio. E foi o que aconteceu, pois o time do bairro do Pinhal venceu por 2 a 1.

Precisando vencer, o Rio Negro apostou todas as suas fichas no experiente atacante Dega, maior goleador da competição ao lado de Will Cambalhota. Aos 7 minutos, ele serviu Márcio Souza, que invadiu a área, porém finalizou em cima de Gabriel, que desviou à escanteio.

No minuto seguinte, após jogada ensaiada de escanteio, Duda levantou na medida para o zagueiro Matheus, que livre de marcação, perdeu um gol feito, para desespero do técnico Genivaldo.

Sem contar com o ex-palmeirense Tadeu, o Abílio Pedro acreditava em Indião. Aos 12 minutos, Thiaguinho cruzou na cabeça do goleador, que conseguiu escorar para fora, perdendo uma ótima chance.

Aos 23 minutos, após confusão na área do Abílio Pedro e quatro finalizações seguidas, Gabriel, no puro reflexo, evitou o gol de Afonso. O mesmo Afonso, destaque do Rio Negro na partida, desceu livre pela esquerda aos 25 minutos e cruzou rasteiro para Dega, que exigiu uma excelente defesa de Gabriel.

Após uma dura do técnico Lucas, insatisfeito com o redimento de sua equipe, o Abílio Pedro decidiu aumentar sua intensidade ofensiva. Aos 30 minutos, PC cruzou para Thiaguinho, que pegou fraco na bola, facilitando o trabalho de Fabiano. No minuto seguinte, Matheus Garcia também cruzou da esquerda para Thiaguinho, que cabeceou na rede pelo lado de fora.

O jogo era lá e cá, eletrizante. Aos 31 minutos, o ararense Emerson desceu em velocidade pelo meio e serviu Dega. O chute cruzado raspou a trave de Gabriel.

Com bons cobradores de falta no time, o Abílio Pedro esperava por uma bola parada nas proximidades da área. E ela surgiu aos 35 minutos, porém Matheus Garcia cobrou por cima do gol.

Os jogadores do Abílio Pedro não estavam botando fé no baixinho Fabiano e arriscavam tiros de longa distância, como os de Rafael e PC, o primeiro defendido pelo arqueiro e o segundo para fora.

Aos 40 minutos, Emerson demonstrando muita visão de jogo na "meiúca" do Rio Negro, viu a passagem de Afonso pela esquerda e fez o passe. O ala chutou forte, mas por cima do gol.

Até que aos 45 minutos, Matheus Garcia acionou Fernandinho, que acabou derrubado por Matheus na grande área. Pênalti bem marcado pelo árbitro piracicabano Fábio de Jesus Volpato Mendes.

Matheus Garcia cobrou e Fabiano defendeu em seu canto direito. No rebote, ele mesmo conferiu. Reclamação por parte do Rio Negro de um possível impedimento de Indião. Abílio Pedro 1 x 0 e fim do primeiro tempo.

A etapa complementar foi da mesma forma e começou com Dega exigindo boa defesa de Gabriel aos 10 minutos. Na falta cobrada por PC aos 13 minutos, espetacular defesa de Fabiano.

Robinho entrou no Abílio Pedro aos 12 minutos e em sua primeira participação, mergulhou e não conseguiu o cabeceio no cruzamento de Tokinho. Aos 26, Robinho tocou para Matheus Garcia, que tentou encobrir Fabiano da entrada da área. A bola caprichosamente raspou o travessão.

O goleiro Fabiano estava impossível no gol do Rio Negro e aos 27, defendeu de forma brilhante o arremate de Matheus Garcia. Na cobrança do escanteio, o arqueiro se esticou todo para evitar o gol olímpico do próprio Matheus Garcia.

Mas é bom frisar que o goleiro Gabriel também estava inspirado. Aos 36 minutos, ele voou em seu canto esquerdo para mandar à escanteio um tubaço de Emerson da meia-esquerda.

Cansado e com dores, Tokinho foi substituído por Gilsinho no Abílio Pedro. Só que após alguns minutos em campo, o reserva entrou de forma violenta em Michel, sendo expulso corretamente pelo árbitro.

Com 10, o Abílio Pedro tratou de se fechar na defesa. O Rio Negro apertou, pois sabia que apenas a virada lhe daria a classificação. Aos 46 minutos, Zóio cobrou uma falta fontal, defendida por Gabriel.

Já aos 47 minutos, em jogada ensaiada de falta, Daniel tocou de lado para Dega, que cortou seu marcador e bateu forte e rasante. A bola ainda bateu na trave antes de entrar: 1 a 1, placar final. Agora o Abílio Pedro está a mercê da sorte no sorteio.


Ficha Técnica:

Abílio Pedro 1 x 1 Rio Negro


Gols - Matheus Garcia aos 47 minutos do 1º tempo (AP) e Dega aos 47 minutos do 2º tempo (RN)
Árbitro - Fábio de Jesus Volpato Mendes
Auxiliares - Renato Vanderlei Hansen e Adilson Silveira
Abílio Pedro - Gabriel; Fernandinho, Lu, Adriano Xuxa e PC; Rafael (Baiano), Tokinho (Gilsinho), Matheus Garcia (Conca) e Diego; Indião (Robinho) e Thiaguinho (Rafinha). Técnico - Lucas.
Rio Negro - Fabiano; Baca (Zóio), Joca, Matheus e Afonso; Duda (Michel), Felipe (Freitas), Emerson e Márcio Souza (Daniel); Rato e Dega. Técnico - Genivaldo.
Ocorrências - cartão vermelho para Gilsinho (AP) e amarelos para Lu, Baiano e Robinho (AP); Joca e Matheus (RN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário