terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Nos pênaltis, Tanquinho conquista título inédito da Copa Gazeta Ouro


*** Por Edmar Ferreira

Determinação e gana de vencer. Esses foram os fatores primordiais na conquista inédita do Tanquinho na 27ª Copa Gazeta Ouro. Depois de eliminar o Belinha Ometto nas semifinais (1 x 0), o time do distrito de Piracicaba empatou no tempo normal com o Centro Rural por 1 a 1, ontem pela manhã no Estádio Comendador Agostinho Prada, e venceu nos pênaltis por 5 x 3.


O Tanquinho começou o jogo de forma alucinante e abriu o placar logo aos 5 minutos, quando Maiquinho invadiu a área driblando, mas parou em Leandro. No rebote, o grandalhão Richard só teve o trabalho de empurrar para a rede: 1 a 0.







O Centro Rural nem parecia que vinha de quatro vitórias seguidas, tamanha apatia em campo. Risada e Gilberto eram bem marcados e não produziam. Com isso, todo o restante do time sentia. Aos 8 minutos, Maiquinho tabelou com Júlio César na entrada da área e tocou por cima do goleiro Leandro, perdendo uma ótima chance de ampliar.

Aos 13, Cal tentou cruzar da esquerda e quase surpreendeu Leandro. O Centro Rural parecia não ter forças para buscar o empate. Chegava apenas nas bolas paradas como aos 15 minutos, quando Betinho levantou para Tiagão, que escorou por cima.

Aos 19 minutos, outra jogada envolvente do Tanquinho. Maicon Souza recebeu um passe perfeito de Júlio César na grande área e por trás da zaga. O ex-meia da Inter bateu forte, exigindo excelente defesa de Leandro.
O Centro Rural poderia ter empatado aos 20 minutos, quando Alex deixou Risada em ótimas condições de marcar. O chute cruzado do artilheiro passou à direita de Tito.

Mas o grande problema do time do bairro do Pinhal era conter Maiquinho, o nome do jogo. O ex-meia do XV de Jaú esbanjou categoria e liderança em campo, chamando a atenção inclusive do presidente Lucas Moraes, do Independente, que assistiu a final.

Aos 31 minutos, um verdadeiro bombardeio na área do Centro Rural, em especial com Júlio César. No rebote, Cal cabeceou e Alinha justificou o nome, salvando em cima da linha. Aos 34, Maiquinho serviu Maicon Souza, que disparou um tubaço na trave de Leandro.

O primeiro tempo do Tanquinho era simplesmente impecável. Um show de bola, a ponto de deixar o rival assustado. Aos 37 minutos, Maiquinho descobriu Júlio César livre na grande área, mas o atacante adiantou a bola, quando poderia ter chutado. Se fizesse isso, fatalmente marcaria.

Só dava Tanquinho e aos 42 minutos, Leandro teve trabalho para espalmar o chute de Maiquinho. Mas no futebol acontece sempre aquele velho ditado: "quem não faz, toma". Dito e feito. Aos 42 minutos, Gilberto lançou Cebola, que teve tranquilidade para tocar na saída do goleiro Tito, deixando tudo igual: 1 a 1.







E olha que o gol acordou o time do técnico Zelão, que assustou novamente aos 42 minutos, quando Risada tentou encobrir Tito, porém pegou muito embaixo da bola, mandando por cima.

Segundo Tempo

A etapa complementar foi da mesma forma, num ritmo intenso, mesmo com o forte calor. Aos 7 minutos, o volante César, que tinha acabado de entrar no jogo, serviu Cebola, que arrematou na rede pelo lado de fora. Teve torcedor do Centro Rural que chegou a gritar gol. Aos 9 minutos, mais Centro Rural e no cruzamento de Betinho, Risada escorou por cima.

O Tanquinho criou uma boa chance aos 13 minutos, quando Maiquinho, em cobrança de falta, cruzou fechado e o zagueiro Anderson chegou um segundo atrasado.

Aos 14 minutos, Alex ajeitou com o peito para Cebola, que finalizou a direita de Tito. Logo em seguida o técnico Zelão trocou o meia por Vágner. Para muitos, foi uma substituição equivocada, que tirou toda a criação do Centro Rural.

O Tanquinho voltou a dominar as ações e aos 28 minutos, Maicon Souza por pouco não marcou um golaço em uma cobrança de falta pela meia-direita. A bola raspou a trave esquerda de Leandro.

Aos 33 minutos, o Tanquinho teve um gol anulado. Após cobrança de falta de Ricardo, Maiquinho, em completo impedimento, completou de cabeça. O auxiliar Robson Leandro Bernardo apontou a irregularidade.

Os minutos finais foram de pressão do Tanquinho, mas o Centro Rural se fechou, garantindo o empate, que levou a decisão para as penalidades máximas.


O Tanquinho foi perfeito nas cobranças, convertendo as cinco com Felipe Honorato, Maiquinho, Maicon Souza, Léo e Ricardo. Para o Centro Rural marcaram Alex, Naldo e Carlão Canudo. O único que desperdiçou foi o meia Beto, que parou na defesa de Tito.

Festa do Tanquinho, que se junta ao seleto grupo de campeões da chamada "Libertadores do Amador". Apenas cinco caçulas anteriormente tinham conquistado o título: ABC (1988), Minetto (1989), Eletro-Inter (2000), Rocco (2001) e Estudantes (2009).


Na premiação, Maicon Souza (Tanquinho) foi eleito a revelação. Maiquinho (Tanquinho) ganhou como melhor jogador. Risada (Centro Rural) foi o artilheiro com 5 gols, enquanto Tito (Tanquinho) foi o goleiro menos vazado com 5 gols.

O título do Tanquinho reforça a tese de que o ano no esporte não foi bom para Limeira, que viu os visitantes fazerem a festa em nossa casa. Foi assim também no Campeonato Amador com o Seringueira Kahel (Iracemápolis), no futsal com o CME (Iracemápolis) e até no Cartola, com o iracemapolense Vagner Barbosa sendo o campeão. Como diria o narrador Milton Leite, "Que fase!".

Ficha Técnica

Tanquinho 1 x 1 Centro Rural


(5 x 3 nos pênaltis)
Gols - Richard aos 5 do 1ºT (T) e Cebola aos 44 do 1ºT (CR)
Árbitro - Wilson Luiz Seneme
Auxiliares - Róbson Leandro Bernardo e Claudinei Alves Bento
Tanquinho - Tito; Churrasquinho, Anderson, Sandro e Maicon Souza; Érico, Ricardo, Maiquinho e Júlio César (Léo); Richard (Ramille) e Cal (Felipe Honorato). Técnico - Albertino.
Centro Rural - Leandro (David), Juninho (Beto), Moraes (Carlão Canudo), Fernandão e Betinho; Alinha, Tiagão (César), Cebola (Wagner) e Gilberto (Naldo); Risada e Alex. Técnico - Zelão.
Ocorrências - cartões amarelos para Moraes, Fernandão, Alinha, Wagner e Tiagão (CR) e Maicon Souza (T).

Secretário de esportes José Luiz Rodrigues e o artilheiro Risada (Centro Rural) - 5 gols

Maiquinho, Maicon Souza (revelação) e vereadora Lu Bogo

Denis Suidedos e o goleiro Tito (Tanquinho) - menos vazado com 5 gols

Maiquinho e Maicon Souza, destaques do Tanquinho, com o Dr Roberto Lucato

Presidente Lucas Moraes (Independente) e o capitão Moraes, do vice Centro Rural

Eduardo Lucato Neto entrega o troféu transitório ao Tanquinho





Nenhum comentário:

Postar um comentário